terça-feira, 7 de agosto de 2012



OS GATOS E A TOXOPLASMOSE

Os gatos são muito descriminados, isso se deve principalmente à noção errada que a população têm sobre a toxoplasmose, inclusive com relação às gestantes. A maioria das pessoas acreditam que todos os gatos trasmit
em a toxoplasmose, o que não é verdade. De fato o gato é o único animal doméstico capaz de liberar pelas fezes, oocistos infectantes que transmitem o Toxoplasma gondii, responsável pela toxoplasmose. Apesar disso, a possibilidade de transmissão para seres humanos pelo ato de tocar ou acariciar um gato é mínima ou inexistente. Isto porque, o gato só libera oocistos pelas fezes durante 20 dias após a infecção. Após isso, ele adquire imunidade e os oocistos já não são mais liberados. Ainda assim, os oocistos, eventualmente liberados nas fezes dos gatos, somente se tornarão infectantes para o ser humano e outros mamíferos, por volta de três dias de contato das fezes com o ambiente.
Desta forma, é importante saber que a maior fonte de infecção com o Toxoplasma gondii, não é o contato com o gato e sim a ingestão de frutas e verduras mal lavadas, carnes cruas ou mal passadas (pois peixes e mamíferos são hospedeiros intermediários e podem apresentar cistos infectantes na carne), contato com terra de jardim ou areia. O cão também é um hospedeiro intermediário, portanto não libera oocistos nas fezes.
Ademais, os gatos estão constantemente fazendo sua própria higiene, não permitindo o acúmulo de fezes nos pêlos e patas, tornando mais difícil a transmissão.
Enfim, os gatos estando sadios e vacinados, não há mal nenhum as gestantes conviverem no mesmo ambiente ou manter contato com os felinos.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO PARA MULHERES GESTANTES E INDIVÍDUOS COM IMUNODEFICIÊNCIA:

Não ingerir carne crua ou parcialmente cozida.
Evitar jardinagem sem uso de luvas e lavar as mãos após.
Lavar cuidadosamente frutas e verduras.
Trocar as caixas de areia dos gatos diariamente (com uso de luvas) ou pedir que alguém o faça.
Evitar caixas de areia de praça pública.
Não alimentar seus gatos com carne crua ou parcialmente cozida.
Importante ressaltar que os gatos que vivem em apartamentos, ou até mesmo em casas, e que não tenham contato com material infectado, a transmissão é quase inexistente. Portanto, as gestantes não precisam se desfazer dos seus gatinhos, pois com esses cuidados não há que ter nenhum receio em se ter um gatinho, pelo contrário, os benefícios são muitos.

Fonte de Pesquisa: Revista Clinica Veterinária, Ano III, Nº 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigado.